sábado, 15 de abril de 2017

Reflexão dos conteúdos da I Unidade 


As aulas da disciplina Prática Pedagógica IV acontecem nas manhãs de sábado, ministradas pela prof.ª Larissa http://praticapedagogicaiv.blogspot.com.br/, que nessa unidade trouxe diversos conteúdos em relação à prática docente. No primeiro encontro falamos sobre O que é ser professor e assistimos os vídeos "Aprender a Aprender" e "Tecnologia x Metodologia". O primeiro vídeo deixa claro a importância do mestre na aprendizagem do aluno, pois ele é incentivador do conhecimento, diferente do segundo vídeo, em que a professora é transmissora de conteúdos e não se adapta as novas tecnologias, usando sempre esse método tradicional.

Trabalhamos os conceitos das cartas de Paulo Freire, do livro Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar em que cada grupo leu um capítulo e em seguida discutimos em sala de aula. Os grupos abordaram assuntos fundamentais para a compreensão do professor como profissão, dos medos e obstáculos a serem enfrentados, da insegurança, das qualidades indispensáveis e da reciprocidade.

A partir do livro Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente de José Carlos Libâneo fizemos um mapa conceitual no qual pontuamos os principais conceitos do capítulo III com o subtítulo: Sobre qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de professores. Destacamos que para possuir qualidade e ensino precisamos ter professores qualificados e que tenham formação continuada, ou seja, o docente deve sempre buscar novos conhecimentos para que forme alunos críticos e reflexivos.

Discutimos o livro Tecnologias e novas educações de Nelson Pretto, que aborda a inclusão das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC's) na sala de aula. Estudamos o novo cenário educacional, o uso das novas tecnologias, a mediação pedagógica e a interatividade.
Por fim, vimos a diferença entre Ludicidade e Atividades lúdicas.


















A imagem acima mostra o que é Ludicidade segundo Luckesi. Então, podemos concluir que ludicidade é a relação que o indivíduo estabelece com a atividade lúdica (brincadeira, jogo), ou seja, o lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer. E atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando executado, ou seja, divertir o praticante. Porém, nem toda atividade é lúdica, pois pode ser prazerosa para uma pessoa, mas pode não ser para outra.

Portanto, foi fundamental trabalhar esses assuntos na disciplina de Prática Pedagógica IV, nos trouxe muitos conhecimentos e novas visões de como atuar na sala de aula. Aah! Um recadinho para professora: Estou amando essa forma de interagir com você e com os colegas, é uma oportunidade de mostrar nossa criatividade e principalmente de ir além do espaço universitário.

6 comentários:

  1. Esse texto do Luckesi é muito interessante, não é, Mary? adorei os debates desse texto que traz uma grande aprendizagem diante de atividades lúdicas. que possamos não só conhecer, mas também usar esse conhecimento quando preciso. beijos...

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão em Mari!! Isso será útil para nossa bagagem como docentes!!!beijos

    ResponderExcluir
  3. O livro Professora sim, tia não de Paulo Freire foi muito interessante, onde abordamos o medo e obstáculos a serem enfrentados a insegurança e também a reciprocidade, pois é importante que haja interação entre professor e aluno!
    Muito interessante sua reflexão, Mary!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Isso aí, Mary! E tenho que concoradar com você, também estou amando essa interação pelo blog.

    ResponderExcluir